ESBOÇO - MARCOS 12.28-34 - QUAL TEOLOGIA NOS APROXIMA DO REINO?

 Tema: Qual Teologia nos Aproxima do Reino?

Texto Base: Marcos 12:28-34

Introdução:

  • Caros formandos, que alegria estar aqui neste momento.
  • Marcos 12:28-34:

28 Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Vendo que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?” 29 “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. 30 Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. 31 O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”. 32 “Muito bem, mestre”, confirmou o homem. “É como disseste: ‘Ele é o único, e não há outro além dele’. 33 Amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas”. 34 Vendo que o homem havia respondido sabiamente, Jesus lhe disse: “Você não está longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

  • Elucidação:

Logo após Jesus dar uma resposta magistral aos saduceus, um dos partidos do judaísmo que queria pegar Jesus em alguma contradição, um dos mestres da Lei, não sabemos quem, percebendo a seriedade e a simplicidade de Jesus. Indagou-o sobre qual seria o principal mandamento.

  • A Resposta de Jesus, uma peça de extraordinária beleza sintetizou o Shemá e toda a ética da Torah em apenas dois grandes mandamentos. Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo.
  • Ao receber o reconhecimento daquele mestre da Lei , por sua resposta, Jesus, o mestre dos mestres, lhe faz um elogio público: Você não está longe do Reino de Deus.
  • Ao pensar neste tema, gostaria de propor para vocês formandos, um tema para a reflexão.

Desenvolvimento:

I. Uma Teologia do Amor:

  • O mandamento central de amar a Deus e ao próximo (v. 28-31).
  • Conhecimento sem amor endurece. Ilustração sobre Lutero e o Diabo.

Lutero, em sua luta contra o Diabo, certa vez o questionou sobre qual era a sua maior fraqueza. O Diabo respondeu: "o amor de Deus e a fé dos pequeninos".

  • Ação sem amor é reprovada. Icor.13

1 Coríntios 13:1-3: "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que removesse montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens aos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."

  • Erudição sem compaixão, humildade e empatia, desfiguram o evangelho, negam a doutrina que se almeja professar. Tese de doutorado. Ethos do evangelho.

Tese de doutorado: "O Ethos do Evangelho: Uma Teologia do Amor e da Compaixão".

  • A nossa teologia é a do Reino, centrada no amor: a Deus, e ao próximo, firmada na Palavra, que nos aproxima de Jesus!

II. Uma Teologia Centrada na Palavra:

  • Uma leitura atenta, reverente das escrituras sagradas, nos aproxima do Reino de Deus, pois o evangelho do Reino é o seu coração, pois nas escrituras, na Lei, nos profetas e nos Salmos encontramos o testemunho sobre Jesus.
  • Uma teologia que não te leve para a vida devocional, e para a proximidade com Jesus, não é uma boa teologia, mesmo que se declare ortodoxa ou reformada.
  • A verdadeira teologia produz os frutos do Salmo 1. Nos tornando frutíferos, saciados, vivos e firmados. Andando nos caminhos de Deus e nos afastando do mal e da perversidade.
  • Salmo 1: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores, mas o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, que dá o seu fruto no tempo certo; as suas folhas não murcham; e tudo o que ele fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a palha que o vento espalha. Por isso, os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá."

    III. Uma Teologia que nos Aproxima de Jesus:

  • Diferente outros líderes que se achegaram a Jesus, este mestre buscava em Jesus humildemente alguém que poderia lhe ensinar a verdade sobre Deus. Seus conhecimentos da teologia e tradição rabínica não o haviam enchido de inveja, de orgulho ou vaidade. Ele continuava disposto a aprender e por esta razão estava inclinado a conhecer Jesus, e o evangelho do Reino.
Advertências:
  • Cuidado com a teologia Cobra Kai, “Bata primeiro, bata forte e sem misericórdia!” esta teologia até ensina ortodoxia, mas divorciada de qualquer traço de misericórdia e amor. Fuja dela povo meu!
    • Cuidado com a teologia Highlander, “Só pode haver um” uma teologia que gera competição e individualismo e concorrência.
      • Cuidado com a teologia Liberal dos saduceus, pois ela nega Anjos, milagres e a Ressurreição! E anda querendo atualizar as escrituras.
        • Cuidado com a teologia do “sucesso a qualquer preço.” Na bíblia alguém já fez esta promessa: “Tudo isto te darei se prostrado me adorares”, mas fique esperto! Não foi Jesus!
        • Conclusão:

        Reiteração do tema central: Qual Teologia nos Aproxima do Reino?
        Recapitulação dos pontos principais:
      • Amor a Deus e ao próximo como centralidade da teologia.
      • Importância da leitura e vivência da Palavra de Deus.
      • Necessidade de uma teologia que nos aproxime de Jesus.

      • Chamado à ação:

        • Incentivo aos formandos a buscarem uma teologia verdadeira e transformadora.
        • Exortação a viverem o amor de Deus e do próximo de forma ativa e concreta.
        • Oração:

        • Momento de oração em conjunto, pedindo por sabedoria e discernimento para seguir uma teologia autêntica.



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