DEVOCIONAL - CDBC 42 - "OS DOIS GRANDES MANDAMENTOS."

Pergunta 42: Em que se resumem os dez mandamentos? 

Resposta: Os dez mandamentos se resumem em amar ao Senhor nosso Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todas as nossas forças e de todo o nosso entendimento; e ao nosso próximo como a nós mesmos. 

Ref. Mt 22.37-40 

Respondeu Jesus: “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. NVI

Comentário: 

       Os dez mandamentos foram as leis que o Senhor revelou no Sinai. Uma rápida observação nestes mandamentos demonstrará que eles basicamente se referem a dois relacionamentos: o relacionamento do homem com Deus e o relacionamento do homem com o seu próximo. Os quatro primeiros mandamentos se referem ao relacionamento do homem com Deus. 

    Em primeiro lugar, o homem tem que se relacionar com seu Criador. O relacionamento com Ele deve ser priorizado e os quatro primeiros expressam como deve ser esta relação. Deus deve ser honrado, glorificado e adorado e nada, a não ser o Criador de todas as coisas, pode assumir a primazia. Os próximos seis mandamentos, contudo, vão definir o relacionamento do homem com o seu próximo. Há uma forma correta de se viver em sociedade. E Deus estabeleceu esta forma em sua palavra. 

    O amor ao próximo não pode ser desprezado, pois as escrituras dizem que, se nós não amamos aos irmãos a quem vemos, como haveremos de amar a Deus, a quem não vemos? Logo, o amor ao próximo está diretamente ligado ao amor a Deus. 

    Nos próximos devocionais, haveremos de estudar o decálogo e, então, nos será possível dizer, assim como Jesus: destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. SDG



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.