DEVOCIONAL - CDBC 40 - "A LEI MORAL."

Pergunta 40: Que revelou Deus primeiramente ao homem para regra de sua obediência?

Resposta: A regra que Deus revelou primeiramente ao homem para sua obediência foi a lei moral.

Ref. Rm 2.14-15

“De fato, quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a Lei; pois mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.” (NVI)

Comentário: A primeira regra que Deus revelou ao homem foi a lei moral. Este é o ensino que a Assembleia de Westminster passa a desenvolver. A lei moral de Deus faz parte da revelação geral de Deus, uma revelação que Deus deu a todos os seres humanos. Sabemos por meio da epístola de Paulo aos Romanos que a norma desta lei está gravada no coração dos homens. Por esta razão, esses homens são indesculpáveis de seus pecados, uma vez que Deus gravou em seus corações aquilo que é verdadeiro, justo e bom, exigindo de maneira justa a obediência a esta sua vontade revelada.

Esse conhecimento era compartilhado pelos nossos primeiros pais antes da queda. A lei moral estava em seus corações, e eles refletiam a santidade do seu Criador. A consciência deles testificava que estavam em submissão ao seu Deus. No entanto, após a queda, a norma da lei continuou gravada em seus corações, mas agora a consciência os acusava. O que antes era sinal de aprovação divina passou a ser sinal de reprovação. Por isso, os crentes de Roma não poderiam alegar inocência diante de Deus. E é por isso que nenhum de nós também pode. A lei nos condenou a todos, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. Somente na graça e na misericórdia reveladas em Cristo encontraremos salvação. SDG



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.