DEVOCIONAL - CDBC 35 - "SANTIFICAÇÃO."

Pergunta 35: Que é santificação?

Resposta: Santificação é a obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados em todo o nosso ser, segundo a imagem de Deus, e habilitados a morrer cada vez mais para o pecado e a viver para a retidão.

Referências: 1Pe 1.2; Ef 4.20-24; Rm 6.6; 12.1-2

Versículo-chave: "Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas." (1Pe 1.2)

Comentário:

O que é santificação?

A santificação é uma obra gratuita da graça de Deus que Ele realiza em nós por meio do Seu Espírito, com o propósito de nos renovar e nos purificar da corrupção do pecado.

Aspectos importantes da santificação:

  • Obra da livre graça de Deus: Esta obra é realizada por Deus em nós. Devemos ter a convicção de que, em todas as nossas lutas contra o pecado, o mundo e a carne, Deus está conosco nos renovando, fortalecendo, protegendo, consolando e equipando para vencermos todos estes inimigos.
  • Segundo a imagem de Deus: O propósito da santificação é restaurar a imagem de Deus em nós, que foi corrompida pelo pecado. O objetivo final é que alcancemos a estatura de Cristo.
  • Habilitados a morrer para o pecado: Por meio da santificação, Deus nos capacita a morrer para o pecado. Isso significa que deixamos de ser escravos do pecado, pois agora há em nós uma força que nos permite vencê-lo em nossa vida.
  • Viver para a retidão: Somos habilitados pelo mesmo Espírito a viver para a retidão. Ou seja, passamos a ter uma vida que tem como propósito glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Para isso, Deus nos deu os seus meios de graça para que cada vez se torne mais possível atingir este objetivo.

A santificação é um processo contínuo que nos leva a uma vida cada vez mais santa e dedicada a Deus. É uma obra de Deus em nós, pela qual somos transformados à imagem de Cristo.

Soli Deo Gloria.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.