DEVOCIONAL - CDBC 30 - "REDENÇÃO APLICADA."

Pergunta 30: Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo?

Resposta: O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo, operando em nós a fé e unindo-nos a Cristo por meio dela em nossa vocação eficaz.
Ref. Gl 2.20; Ef 2.8; 1Co 12.12-13

“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.”
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.”
“Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”

Comentário: A obra do Espírito é de fundamental importância para a nossa salvação. Se por um lado sabemos que o Pai nos elege e que o Filho nos redime por meio do Seu sangue, por outro lado, devemos saber que é o Espírito Santo que aplica em nós esta salvação de forma que, sem a obra do Espírito, nenhum de nós jamais poderia ser salvo. E qual é o papel que os reformadores de Westminster reconheceram que o Espírito Santo desempenhava à luz das escrituras?

Opera em nós a fé – Nós somos salvos pela graça mediante a fé e isto não vem de nós; é dom de Deus. Sabemos que a fé é um dom da parte de Deus e quem opera esta fé em nós é o Espírito Santo. Compete ao Espírito Santo nos convencer da verdade, da justiça e do juízo. Sem Ele nós continuaríamos mortos nos nossos delitos e pecados. Pois éramos, por natureza, inimigos de Deus. Só uma ação sobrenatural da parte de Deus explica o novo nascimento, e este novo nascimento é uma ação soberana do Espírito Santo.

Nos unindo a Cristo por meio da fé – Por meio da fé operada em nós pelo Espírito, nós somos unidos a Cristo. Nós somos batizados no corpo de Cristo com o Espírito Santo. E este batismo é a nossa união a Cristo por meio da fé, através da obra do Espírito, que nos une em um só corpo, uma só fé e um só batismo. Sabemos que somos salvos porque Ele nos chama e também sabemos que o seu chamado é eficaz. SDG




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.