DEVOCIONAL - CDBC 32 - "BENÇÃOS DA VOCAÇÃO EFICAZ"

 

Pergunta 32: Que bênçãos gozam nesta vida aqueles que são eficazmente chamados?

Resposta: Aqueles que são eficazmente chamados gozam, nesta vida, da justificação, adoção e santificação, e das diversas bênçãos que acompanham estas graças ou delas procedem.

Referências: Rm 8.30; Ef 1.5; 1Co 1.30

Versículos-chave:

  • "E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou." (Rm 8.30)
  • "[...nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade [...]" (Ef 1.5)
  • "[...] porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento; [...]" (1Co 1.30)

Comentário:

A vocação eficaz é parte de uma obra de Deus que só será concluída na glorificação. Foi esta doutrina que a Assembléia de Westminster quis sustentar com esta pergunta de número 32. O texto de Romanos 8.30 nos ensina que a todos que Ele predestinou, chamou, e a todos que Ele chamou, justificou, e a todos quanto justificou, Ele também glorificou. Esta é a chamada "cadeia de ouro" da predestinação.

A certeza da salvação:

  • Não se pode pensar que uma obra que tenha sido iniciada por Deus venha fracassar ao longo do caminho. Se Deus iniciou a boa obra Ele haverá de completá-la até o dia de Cristo Jesus.
  • As implicações de dizer o contrário são sérias, pois se corre o risco de afirmarmos que se Ele deseja salvar e não pode, sua obra é fraca e seu sangue não tem poder.
  • Mas se concordamos com o testemunho das Escrituras sobre este assunto saberemos que Ele, Deus, tem poder para cumprir o que Ele nos promete, e assim vamos poder com ousadia afirmar: “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? Pois é Deus quem os justifica!” ou ainda: “Maior é o que está em nós do que o que está no mundo!

A soberania de Deus:

A Assembléia apenas reafirmou a verdade bíblica de que Deus é soberano e haverá de cumprir o Seu propósito de nos salvar.

Outras bênçãos:

  • Além da justificação, adoção e santificação, aqueles que são eficazmente chamados também desfrutam de diversas outras bênçãos, como a paz com Deus, a alegria da salvação, a esperança da vida eterna e a comunhão com o Espírito Santo.

Conclusão:

A vocação eficaz é uma grande bênção de Deus, que nos garante a salvação e nos concede todas as coisas necessárias para vivermos uma vida piedosa e frutífera.

Soli Deo Gloria.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.