DEVOCIONAL - CDBC 36 - "BENÇÃOS SALVÍFICAS."

Pergunta 36: Quais são as bênçãos que nesta vida acompanham a justificação, adoção e santificação ou delas procedem?

Resposta: As bênçãos que nesta vida acompanham a justificação, adoção e santificação, ou delas procedem, são: certeza do amor de Deus; Paz de consciência; gozo no Espírito Santo; aumento de graça; perseverança na graça até ao fim.

Ref. Rm 5.1-5; 14.17; Jo 1.16; Fp 1.6; 1Pe 1.5

Texto Bíblico:

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”

Comentário:

Neste ponto, a Assembleia de Westminster apresenta uma importante conclusão: os atos de justificação, adoção e santificação trazem para nós bênçãos de ordem espiritual importantíssimas.

Certeza do Amor de Deus:

Podemos ter a certeza do amor de Deus! Justamente porque somos justificados e adotados, e na medida em que avançamos no processo de santificação, Deus vai confirmando cada vez mais este amor em nós. O texto de Romanos nos diz que o amor de Deus é derramado em nossos corações. A ideia do verbo no original é a de uma ação realizada de uma vez por todas. Logo, podemos concluir que este amor já foi derramado em nós pelo Espírito Santo.

Paz de Consciência:

A paz de consciência é fruto de sabermos que já fomos reconciliados com Deus por meio do Espírito Santo. Sabemos que somos pecadores, mas também sabemos que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Como diz Agostinho: “Uma boa consciência é o palácio de Cristo, templo do Espírito Santo, paraíso do deleite, descanso permanente dos santos.

Gozo no Espírito Santo:

Os reformadores de Westminster acreditavam que poderíamos nos alegrar com a presença do Espírito Santo em nós. Para eles, isto era motivo de grande prazer e alegria. Eles viam esta alegria, este prazer como uma consequência natural da justificação, da adoção e do próprio processo de santificação. Para eles, esta era uma grande benção da vida cristã.

Aumento e Perseverança na Graça até o Fim:

Com a santificação por uso dos meios de graça, somos cada vez mais fortalecidos em nossa fé, logo crescemos na graça. Este crescimento e esta perseverança serão até o fim, pois aquele que começou a boa obra em nós haverá de completá-la até o dia de Cristo Jesus.

Amém! SDG



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.