DEVOCIONAL - CDBC 41 - "O RESUMO DA LEI MORAL."
CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.
Pergunta 41: Onde está a lei moral resumidamente compreendida?
Resposta: A lei moral está resumidamente compreendida nos dez mandamentos.
Ref. Dt 10.4; Mt 19.17-19:
“O SENHOR escreveu nelas o que tinha escrito anteriormente, os Dez Mandamentos que havia proclamado a vocês no monte, do meio do fogo, no dia em que estavam todos reunidos. O SENHOR as entregou a mim.” (NVI)
“Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”. “Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’ e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.” (NVI)
Comentário: A lei moral está resumidamente compreendida nos dez mandamentos. Assim a Assembleia de Westminster definiu a questão. À luz das declarações do Novo Testamento, sabemos que a lei foi dada no monte Sinai como um espelho para nos mostrar o quanto estamos distantes do alvo que o Criador estabeleceu para nós. Se estivéssemos em conformidade com a Lei, haveríamos de herdar a vida. Tal foi a afirmação de Cristo quando disse: "Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos". Isso demonstra o valor permanente da lei e o prêmio devido a quem a obedece.
Contudo, quando olhamos para esta mesma lei escrita nas tábuas de pedra do Sinai, ou inscrita em nossos corações de pedra, havemos de perceber com o apóstolo que não há um justo, nem um sequer. A lei, que em si mesma é boa, uma vez que aponta para o caráter justo e santo do nosso Deus, nos condena e se torna reveladora de nossa queda e de nossa necessidade de um Redentor. Assim, podemos afirmar que a lei aponta para Cristo e para a Salvação que Ele nos traz.
O fato de Deus gravar sua norma nos corações dos homens é a base para aquilo que os juristas chamaram de “jusnaturalismo”, os filósofos de Ética e os reformadores chamaram de “senso moral”. Ou seja, a verdade de que no coração humano existe uma norma da lei gravada e na sua mente uma consciência que constantemente o acusa de quebrar esta lei. Esta percepção é universal e serve de base para que anunciemos a Cristo como o Salvador, o Redentor e como único que cumpriu a Lei.
CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os diretos reservados.
Comentários
Postar um comentário