DEVOCIONAL - CDBC 27 - "HUMILHAÇÃO DE CRISTO"

Pergunta 27: Em que consistiu a humilhação de Cristo?

Resposta: A humilhação de Cristo consistiu em:Nascer em condição baixa, sujeito à lei. Sofrer as misérias desta vida, a ira de Deus e a amaldiçoada morte na cruz. Ser sepultado e permanecer debaixo do poder da morte durante certo tempo.

Referências: Lc 2.7; Fp 2.6-8; Gl 4.4; 3.13; Is 53.3; Mt 27.43; 1Co 15.3-4.

“Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra.” (Fp 2.6-10)

Comentário:

O Nosso Senhor Jesus Cristo, que é com o Pai e o Espírito Santo o verdadeiro Deus, se humilhou com o propósito de nos salvar. Essa humilhação, segundo as escrituras, se manifesta em uma "escala descendente":

1. Ele nasceu: Este foi o primeiro estágio da humilhação de Cristo. O Rei do universo, o Senhor da Glória, o Criador de todas as coisas assumiu a natureza humana. Ele se fez carne literalmente e habitou entre nós.

2. Em condição baixa: Como se não bastasse ter assumido a natureza humana, ele o fez na condição mais baixa, como um homem simples e pobre, sujeito à lei e a todas as dificuldades da vida humana. Ele poderia ter nascido em um palácio, mas preferiu nascer em um humilde estábulo em condições precárias.

3. Morto numa cruz: Como se não bastasse ter nascido em condições precárias, o nosso Salvador veio a ter o pior tipo de morte: a morte de cruz. As escrituras nos dizem que maldito é quem é pendurado em um madeiro e o nosso Deus se fez maldição por nós.

4. Debaixo do poder da morte: Esta "escada descendente" da humilhação de Cristo culmina com o fato de que durante três dias ele esteve debaixo do poder da morte. Literalmente, a sua alma mortal se separou do seu espírito, sendo ambas sustentadas por sua natureza divina. Tudo isso ocorreu porque a ira divina era depositada sobre Ele, por ter Ele assumido o nosso lugar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.